Autora: Sara Liliana Melo Branco

RESUMO

Contexto: As crianças, e sobretudo os recém-nascidos, representam um grupo peculiar e de risco acrescido no universo do erro de medicação É consensual a existência de vulnerabilidade desta população no entanto contrasta fortemente com a percepção da ocorrência de erros de medicação por parte dos próprios enfermeiros de pediatria. Objetivo: Identificar a eficácia das estratégias de prevenção de erros de medicação por enfermeiros de pediatria. Métodos: Foi efetuada uma revisão sistemática da literatura com recurso às bases de dados da SciELO, CINAHL®, MedicLatina e MEDLINE, no período de tempo entre 1 de janeiro de 2011 e 28 de Fevereiro de 2018, estudos publicados em Português, Espanhol e Inglês, da qual resultaram 2907 estudos. Dois revisores de forma independente procederam a análise metodológica dos estudos e aplicaram os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Foram três os estudos que resultaram da avaliação metodológica, segundo os critérios estabelecidos pelo JBI. Dois estudos são observacionais e um é de intervenção. Verificou-se uma grande heterogeneidade dos estudos em termos de objetivos, intervenções, metodologias, contextos de cuidados e a tipologia dos erros de medicação aferidos. No entanto os três estudos apresentam semelhança no que respeita à eficácia da implementação de estratégias na prevenção e diminuição dos erros de medicação na população pediátrica, reconhecendo que existem múltiplos fatores que interferem no processo de medicação, desde a preparação até à administração e que são os enfermeiros os responsáveis da administração dos medicamentos ao doente pediátrico. Conclusões: Reconhece-se que adoção de estratégias de cariz educacional, desde que sejam adaptadas ao contexto através de uma prévia avaliação, possibilitam uma redução significativa da taxa de erros de medicação.

Palavras-chave: enfermeiras e enfermeiros; pediatria; neonatologia; erros de medicação, prestação de cuidados de saúde.

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