Autores: Ana Maria Muller de Magalhães, Angélica Kreling, Enaura Helena Brandão Chaves, Simone Silveira Pasin, Bárbara Motta Castilho.

RESUMO

Objetivo: analisar as características da organização do trabalho da equipe de enfermagem quanto aos procedimentos de administração de medicamentos e suas implicações na carga de trabalho desses profissionais e na segurança do paciente. Método: estudo exploratório, com método misto de pesquisa e abordagem restaurativa ecológica. Os dados foram coletados entre janeiro de 2014 e março de 2015, em três unidades de internação de um hospital universitário do sul do Brasil, por meio de caminhada fotográfica (CF) e grupos focais (GF) na etapa qualitativa. Na fase quantitativa, foram coletados dados das 162 listas de pacientes atribuídos aos técnicos de enfermagem durante seus turnos de trabalho. Resultados: a administração de medicamentos impacta na carga de trabalho dos profissionais e na segurança dos pacientes. Considerações finais: as fragilidades existentes no processo podem contribuir para erros na administração de medicamentos, que estão relacionados com o número de doses e ao número de pacientes atribuídos a cada profissional.

Descritores: Sistemas de Medicação no Hospital; Carga de trabalho; Segurança do Paciente; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *