CER e Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso informa:

Envelhecer faz parte da vida do ser humano, ser idoso faz parte do ciclo da vida. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de idosos em alguns anos deverá superar o número de crianças e jovens.

Em nossa sociedade envelhecer, por muitas vezes, é considerado passar da atividade para a passividade, e que ficam evidentes em algumas falas cotidianas como: “lugar de velho é em casa”, “está parecendo criança,  agora quer participar de tudo”, “velho não tem mais nada para aprender”. Isso faz com que muitos idosos se sintam limitados e isolados e por muitas vezes perdem a razão de viver.

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando-lhes participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida – promovendo assim o Envelhecimento Ativo. É necessário estimular os idosos a participarem dos grupos voltados para a terceira idade, de dança, artesanato, realizar viagens, caminhadas, a manterem-se atualizados, e desta forma, promover melhoria da sua qualidade de vida. Para se ter um envelhecimento saudável é importante seguir algumas dicas:

  1. Cuide da pressão arterial e evite comer comida com muito sal!
  2. Procure ter uma alimentação saudável!
  3. Evite a Obesidade!
  4. Nunca utilize medicamentos sem orientação do médico ou Farmacêutico!
  5. Pratique exercícios físicos!
  6. Não fume!
  7. Cuidado com Bebidas Alcoólicas!
  8. Procure fazer o que você gosta e conviva com outras pessoas, amigos e familiares, fuja do isolamento e da solidão!
  9. Faça exames laboratoriais periodicamente!
  10. A saúde bucal também é importante e precisa de um cuidado periódico!
  11. Independente da presença ou não de dentes, realize o auto-exame bucal e consulte regularmente um dentista!
  12. A partir dos 50 anos de idade, consulte seu médico pelo menos uma vez por ano, mesmo que julgar desnecessário. LEMBRE-SE PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

REFERÊNCIAS

PENAFORTE, A. P. ; PENAFORTE, W.  Envelhecimento Ativo. SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SBGG. Disponível em: <http://sbgg.org.br/envelhecimento-ativo/>. Acesso em 24 set. 2018.